C

aso N0 6 Manchas pela excessiva umidade.

1- O SINTOMA:

Manchas escuras nas partes altas da parede.

2- A CAUSA:

Excessiva umidade do ambiente combinada com a deficiência de arejamento.

Cozinha é um local que produz muito vapor de água. Banheiro é outro local que produz muito vapor de água.

Esse vapor é rico em matéria orgânica, isto é, o vapor da cozinha carrega partículas da comida que está sendo cozinhada no fogão, o vapor do banheiro carrega partículas de pele que se solta durante o banho.

Por ser mais leve que o ar, o vapor de água vai se acumulando nas partes altas do ambiente (cozinha ou banheiro) formando como que uma nuvem.

Outros ambientes como sala e quarto também podem receber o vapor vindo da cozinha ou banheiro. Veja, na figura a seguir como o vapor caminha pela casa:

Figura 1 - Produção e caminho do vapor.

 

Observe que o vapor, por ser mais leve que o ar, vai se acumulando junto ao teto. Esse acúmulo é favorecido pelo fato da verga superior da janela ser afastada do teto.

A freqüência da presença dessa umidade facilitada pelo fato da parte alta não receber os raios profiláticos do sol (raios contendo ultra-violeta que mata os germes) vai criar um ambiente propício para a instalação de uma colônia de microorganismos, podendo ser bolor ou mofo formando uma mancha escura. Veja uma foto de caso real:

Figura 2 - Foto de um caso de formação de colonia de microorganismos na parte alta da janela do dormitório, causada pelo vapor que vem do banheiro:


Observe que a mancha começa junto ao teto, vem descendo até a altura da verga superior da janela.

Se no dormitório chega a formar manchas, imagine então como fica o banheiro:

3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:

Trocar a janela por outra mais alta ou recolocar a janela em posição mais alta, bem junto ao teto melhorando as condições de arejamento.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso6.htm em 12/11/2010, atualizado em 12/11/2010.