C

aso N0 21 Acúmulo de água sob placas.

1- O SINTOMA:

O rejuntamento, que é a aplicação de argamassa entre as juntas entre as placas de revestimento, deveria vedar a junta para impedir a penetração da água da chuva para dentro, isto é, para o eventual espaço que fica entre a placa e a parede.

Entretanto, falhas na aplicação do rejunte e outras falhas podem deixar furos e caminhos para a penetração da água.

A água que penetra vai se alojar em algum bolsão, vazio eventualmente existente e propiciar, por exemplo, o desenvolvimento de vegetação cujas sementes ou esporos voam, abundantemente, pelo ar.

 

A foto acima não mostra, mas a região em torno da vegetação encontrava-se totalmente ôcas indicando haver espaço onde a água da chuva poderia se acumular.

2- O PROBLEMA:

Mas, por onde essa água teria penetrado?

Um exame minucioso mostrou que havia diversos pontos com falhas da aplicação do rejunte. A foto seguinte, por exemplo, mostra um pequeno furo e um rastro de má aplicação do rejunte:

Outra falha constatada foi a da fixação do cabo de descida do sistema de proteção contra descargas atimosféricas por meio de um sistema de fixação "primitivo" empregado parafusos com buchas inseridas no espaço entre as pastilhas. Em alguns pontos via-se que a broca utilizada para fazer o furo para a bucha tinha provocado o destacamento das pastilhas em torno do furo.

 

Outra causa do empoçamento da água são os sulcos que se formam com a aplicação da argamassa de assentamento.

Quando a placa não recebe o adequado aperto (com insistentes batidas) ou quando a argassa já perdeu parte da água e se tornou um pouco rígida, os sulcos que deveriam desaparecer tornando a argassa de assentamento um todo uniforme firmemente aderente tanto na placa como no embosso, permanece com os sulcos. Esses sulcos formarão caminhos de percolação da água e bolsões de acumulação de água da chuva.

3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:

Uma vistoria minuciosa poderá localir pontos falhas na aplicação da argamassa do rejunte.

Escarificar, remover as partes falhas e reaplicar novo rejunte.

Nos ganchos do sistema de fixação da Rede de Proteção, vedar bem os furos com aplicação de borracha de silicone:

4- QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA:

Com relação à qualificação da m]ao de obra, o engenheiro Gilberto R. Cavani do IPT sugere que todos os aplicadores passem por um treinamento e que ao final seja aplicado um teste: Pedir a ele fazer o assentamento de uma placa. Depois de aplicado, remover a placa e examinar o aspecto da argamassa de assentamento. Somente será aceitável o caso em que a argamassa de assentamento estiver amassada por inteiro.

NOTA IMPORTANTE: Este é um caso ilustrativo que mostra a relação entre a causa e o efeito considerando, na demonstração, apenas uma determinada causa e apenas um determinado efeito dssa causa e, como a finalidade do site é educativo, considera apenas um lado do problema. O problema real pode estar acometido por diversas causas de modo que o parecer fundamentado sobre o efeito da combinação das causas assim como a escolha da solução adequada só pode ser feito por um perito profissional. A água possui propriedades muito curiosas e seu comportamento não segue a lógica comum conforme aconselhava Leonardo Da Vinci.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso21.htm em 17/11/2010, atualizado em 18/11/2010.