C

aso N0 17 Infiltração nas laterais da janela

1- O SINTOMA:

Manchas escuras na parede das laterais da janela.

2- A CAUSA:

Água da chuva que penetra pelas frestas junto à verga da janela e também pelas frestas entre o monte do caixilho e a parede.

A verga da janela precisa ter um caimento para fora o que nem sempre é possível executar. Maior dificuldade encontra o pedreiro insatisfeito com o tralhado e que esteja trabalhando no 160 andar.

Veja o desenho a seguir:

Muitos prédios, pelo sua localização, apresentam ventos ascendentes (ventos que sobem). Fatores externos que condições a formação de ventos ascendentes:

É fácil constar esse fenômeno. Jogue pela janela pedaços de algodão.

Em dias de chuva, o vento empurra as gotas da chuva na direção da parede. A água bate na parede e escorre pela parede. Essa água que corre pela parede forma uma enxurrada que vai aumentando de volume na medida em que desce. Um prédio 20 andares, por exemplo, vai formar um verdadeiro rio correndo pela parede.

Ao chegar na verga de uma janela, o vento ascendente obriga a gota de chuva a escorrer grudada na verga. Não importa se a verga tem caimento ou não. Mesmo tendo caimento forte para fora, o vento vai conseguir levar as gotas junto à verga.

Esse fenômeno é pior nos andares baixos.

Se a janela foi instalada com Contra-Marco, então não haverá problema pois o contra-marco é justamente a peça que vai impedir a penetração e a infiltração da água.

Mas se a janela é do tipo econômica, não tem Contra-Marco. Então há risco da água empurrada pelo vento ascendente conseguir penetrar para dentro do perfil da janela.

Vedantes do tipo Borracha de Silicone oferecem uma solução Paliativa pois a anodização não vai deixar a borracha de silicone grudar na janela.

Uma vez dentro do perfil, a água vai escoar para a parte de baixo, isto é, para dentro do trilho da janela. Você não vê nada pois tudo acontece dentro do perfil de alumínio.

Como a janela foi instalada SEM o Contra-Marco, a água que chegar ao trilho da janela vai espalhar pelo parapeito da janela, escoando para fora e TAMBÉM para dentro do quarto.

O morador atento VAI PENSAR que a água que escoou para dentro do quarto veio pela parte de fora do peitorial. Então, inteligentemente vai aplicar Borracha de Silicone para não entrar mais água de fora para dentro.

Mas, o que ocorre na realidade é justamente o contrário, isto é, a água no parapeito deve escoar de dentro do trilho para fora. Então a Borracha de Silicone vai bloquear a saída da água. O PROBLEMA VAI PIORAR.

3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:

Nem sempre será fácil a Solução Definitiva.

Veja como deveria ser a parte de cima da janela:

 

Veja como deveria ser a parte de baixo da janela:

 

Mesmo sem vento, o ensaio in-loco mostrou que quase toda água que corria pela parede foi desviada para a parte de veneziana da janela e quase toda a água da parte da veneziana foi desviada para a folha de vidro.

4- SOLUÇÃO PALIATIVA:

A Solução Definitiva é muito difícil de implementar em edifícios prontos e habitados. 

Em geral, para a aplicação da Solução Definitiva necessitamos remover a janela atual, levá-la para a oficina a fim de consertá-la (se isso for possível) e depois voltar a re-instalá-la no lugar em que estava. Além das dificuldade técnicas de fazer isso, vamos enfrentar diversas dificuldades operacionais com moradores, crianças, etc.

O melhor é solicitar a opinião de um especialista que já enfrentou dezenas de casos semelhantes. Peça um orçamento para um trabalho de Consultoria Técnico-Operacional -

NOTA IMPORTANTE: Este é um caso ilustrativo que mostra a relação entre a causa e o efeito considerando, na demonstração, apenas uma determinada causa e apenas um determinado efeito dssa causa e, como a finalidade do site é educativo, considera apenas um lado do problema. O problema real pode estar acometido por diversas causas de modo que o parecer fundamentado sobre o efeito da combinação das causas assim como a escolha da solução adequada só pode ser feito por um perito profissional. A água possui propriedades muito curiosas e seu comportamento não segue a lógica comum conforme aconselhava Leonardo Da Vinci.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso17.htm em 13/11/2010, atualizado em 17/11/2010.