Rotary International - Portuguás: Estrutura de Comissões de Rotary Clubs: Plano de Liderança de Clube - Perguntas mais comuns
 
 
 
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Plano de Liderança de Clube

Perguntas mais comuns

O que é o Plano de Liderança de Clube?
O Plano de Liderança de Clube sugere uma estrutura organizacional a ser adotada por todos os Rotary Clubs. Inclui vários processos operacionais e tem por base elementos que vem contribuindo à eficácia de clubes do mundo todo nos últimos 100 anos. O plano enfatiza o consenso nas tomadas de decisões, a continuidade na administração do clube e de projetos, e o envolvimento de todos os sócios em atividades de prestação de serviços, de companheirismo e de treinamento.

Por que o Rotary precisa de um Plano de Liderança de Clube?
Todo ano, há troca de líderes ocupantes de cargos e funções rotárias. Esses rotarianos assumem suas atribuições voluntariamente, às quais dedicam grande parte de seu tempo pessoal. Ter uma estrutura administrativa padrão para os Rotary Clubs permite que estes líderes de clube se devotem mais à prestação de serviços do que as tarefas de gerenciamento. Além disso, o Plano de Liderança de Clube possibilita que haja um melhor plano sucessório, garantindo continuidade entre os mandatos.

O Plano de Liderança de Clube é obrigatório?
Não. A meta do plano é fortalecer os Rotary Clubs fornecendo-lhes métodos comprovadamente eficazes que podem ser adaptados a suas necessidades. Todo clube deve avaliar o plano e escolher os aspectos que poderiam melhorar a qualidade de sua administração.

Como será a transição no meu clube da estrutura atual para a nova?
Pelo menos seis meses antes do início do ano rotário, seu clube deve começar a planejar a mudança para o Plano de Liderança de Clube. O clube pode resolver adotar todas as sugestões do regimento interno recomendado para o Rotary Club e implementar o Plano de Liderança de Clube na sua totalidade, ou adotar somente alguns aspectos que considera essenciais a seu fortalecimento. Como os Rotary Clubs são diferentes entre si, cada um deve decidir que mudanças e cronograma adotar.

Qual é a função das Quatro Avenidas de Serviços no Plano de Liderança de Clube?
No Plano de Liderança de Clube, as Avenidas de Serviços (Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais) continuam sendo o centro dos trabalhos rotários, assegurando que os esforços de prestação de serviços do clube sejam equilibrados e em conformidade com o Objetivo do Rotary. As Avenidas de Serviços ajudam os Rotary Clubs a permanecer focados no principal propósito da organização, Dar de Si Antes de Pensar em Si. Os clubes devem definir metas anuais para atender a cada avenida de serviços. As necessidades operacionais dos clubes são tratadas pelas cinco comissões permanentes: administração de clube, relações públicas, admissão, Fundação Rotária e projetos de prestação de serviços.

Isto significa que o conselho diretor de nosso clube terá agora cinco diretores, um para cada comissão permanente?
Não necessariamente. De acordo com o regimento interno recomendado para o Rotary Club, os diretores de clube são eleitos para administrar o clube e os presidentes de comissões de clube são nomeados pelo presidente eleito para trabalhar em prol do alcance das metas do clube. Os diretores devem ser pessoas capazes de tomar decisões objetivas a respeito das comissões e suas propostas orçamentárias. Os presidentes das comissões de clube, por sua vez, mantem maior foco nos trabalhos específicos da comissão. Se um clube decidir que os presidentes das comissões atuem também como diretores, o que pode ser necessário em clubes menores, estas pessoas devem ser eleitas, não nomeadas.

A comissão de projetos de prestação de serviços não ficará sobrecarregada tendo que tratar de assuntos relacionados a serviços à comunidade, serviços profissionais e serviços internacionais?
Os clubes podem optar por ter subcomissões ligadas à comissão de projetos de prestação de serviços, que supervisionariam seus trabalhos e assegurariam que não haveria tarefas duplicadas nos esforços de alcance das metas.

O que a comissão da Fundação Rotária faz?
A comissão de clube da Fundação Rotária procura garantir que o clube participe e dá suporte financeiro aos programas da Fundação. Em 2003-04, a entidade outorgou mais de US$85 milhões em subsídios humanitários, educacionais e Pólio Plus em apoio ao objetivo do Rotary. As comissões de clube solicitam estes tipos de subsídios para viabilizar melhor seus esforços de prestação de serviços.

Como o Plano de Liderança de Clube pode ser adaptado a diferentes tamanhos de clube?
Os Rotary Clubs variam de menos de 20 sócios a mais de 200. O Plano de Liderança de Clube tem foco em continuidade, consenso e envolvimento de todos os sócios, o que pode beneficiar clube de qualquer tamanho. A estrutura de comissões pode ser adaptada às características específicas de cada um. Clubes menores devem começar com as cinco comissões permanentes e adicionar outras conforme adequado. Clubes maiores podem querer acrescentar comissões que ajudem no alcance das metas e criem envolvimento de todos os sócios.

Nosso clube tem somente dois anos. Por que deveríamos adotar o Plano de Liderança de Clube?
Todos os clubes devem considerar o Plano de Liderança de Clube, pois este consiste dos melhores métodos que ajudaram clubes a ser eficazes nos primeiros 100 anos rotários. Novos clubes podem se beneficiar das experiáncias de clubes mais antigos refletidas no plano.

Que recursos estão disponíveis para apoiar o Plano de Liderança de Clube?
A publicação Plano de Liderança de Clube, que será distribuída aos presidentes eleitos de todos os Rotary Clubs no PETS de 2006, inclui informações sobre as normas contidas no plano, passos e estratégias de implementação e sugestão de cronograma. No site do RI, a página do plano contém as normas do conselho diretor do RI, os itens de implementação, o regimento interno recomendado para o Rotary Club e as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotaract Clubs, que podem ajudar na definição das metas.

No distrito, o governador e o governador assistente ajudarão seu clube a implementar o plano e a assegurar que as cinco comissões permanentes contem com as comissões distritais correspondentes para apoiá-las e compartilhar recursos.

 

 

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