Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes)

TEMA: IRA-GEROI

Eu tenho andado muito por aí e observado que

muitos companheiros confundem o IRA - Intercâmbio Rotário da Amizade com o IRA-GEROI, um Encontro de rotarianos para levar esclarecimentos para a população de uma cidade.

DIFERENÇAS ENTRE IRA E IRA-GEROI

 

Existe uma diferença fundamental entre o IRA – Intercâmbio Rotário da Amizade e o IRA-GEROI.

O IRA, Intercâmbio Rotário da Amizade é um dos programas do RI e visa prover aos rotarianos e a suas famílias a oportunidade de conhecer outras culturas por meio de visitas recíprocas a companheiros de outras localidades. É portanto, uma atividade voltada essencialmente “para dentro” do Rotary, isto é, o público alvo são os próprios rotarianos.

O IRA-GEROI, surgiu em atendimento a Clubes Pequenos, clubes de Cidade Pequena e Clubes Novos e visa auxiliar o clube na divulgação do Rotary, seus programas e atividades junto à população local. O público alvo é a população local e os rotarianos, locais e visitantes, estão a serviço do Rotary local para conscientizar a população sobre o Objetivo do Rotary.

A cultura reinante nas cidades pequenas é “todo mundo conhece todo mundo”. Nesse sentido, o João que é açougueiro e que é visto andando do seu açougue para a sua casa usando aquele avental todo manchado de sangue se torna conhecido, obviamente, como João Açougueiro.

Acontece que “de repente” o João Açougueiro passa a ser “Diretor de Rotary”. Ora, a população não sabe bem o que é Rotary e muito menos o que é ser “Diretor do Rotary”.

É difícil, para o cidadão comum daquela cidade pequena, associar ao João Açougueiro, outra imagem além daquela habitual que é de açougueiro. Causa muito espanto ver o João Açougueiro vestido de paletó e gravata e falando solenemente numa tribuna. Ninguém acredita.

Numa cidade pequena como Valentim Gentil, que nem hotel tinha, tanto é que ficamos hospedados em Votuporanga, ou na cidade de Taiobeiras que fica num canto esquecido do estado de Minas Gerais (fui de ônibus levando 22 horas com várias quebras no caminho, o Napoleão bateu o carro vindo de Jataí), a população acompanha atividades rotárias como Campanhas da Saúde feitas em nome de um Rotary que dizem ser Internacional e se escreve International.

O que é Rotary? Adianta a explicação dada pelo João Açougueiro? Alguém vai acreditar?

O IRA-GEROI é uma “invasão” feita naquela cidade de pessoas oriundas de diversos confins, uns vem de São Paulo, outros de São José do Rio Preto, de Jataí, de Catanduva, deslocando-se por todos os meios de transporte, uns vão de carro, outros de ônibus, outros de avião e também de motocicletas.

Que pessoas são estas que chegam de todo lugar que se tem para partir? São pessoas comuns? São políticos à procura de votos? São especuladores que querem levar o dinheiro da cidade? Num primeiro instante a população fica assustada. Ajudam nesse ato a ruidosa carreata que é feita pelas ruas da cidade.

A carreata tem a principal finalidade de chamar a atenção da população e convidá-la para as palestras que terão lugar em “espaço nobre” da cidade, inclusive com a presença do Prefeito, Vereadores e outras autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Outros eventos como inauguração de Marco Rotário, Comissão “ruidosa” de Recepção na Rodoviária, fogos e faixas complementam a “chamada”.

O grande evento é a Plenária que se instala de forma solene, com Hino Nacional, bandeiras e tudo o mais, inclusive, no caso de Taiobeiras as palestras foram transmitidas AO VIVO para o mundo todo pela TV GEROI através da INTERNET.

Nessa plenária, a população local tem a chance de conhecer o Rotary, seus programas e a atuação no mundo todo levando desenvolvimento da comunidade por meio de seus Programas Estruturados.

Os rotarianos que “vieram de longe” dão o testemunho da importância daquele evento, naquela (pequena) cidade, mostrando que aquele “pequeno” Rotary fundado naquela “pequena” cidade, que tem como “Presidente” aquele humilde e, aparentemente, simples “João Açougueiro” é na verdade, parte de uma grande organização mundial com mais de 30 mil clubes e mais de 1,2 milhões de voluntários em todo o mundo.

Isso impressiona. Mais ainda, todos, rotarianos locais e rotarianos visitantes, uniformizados usando a camiseta alusiva ao evento.

O clima cordial e familiar que se desenvolve no Jantar, com comida típica da região, jantar abrilhantado por artistas da região que expõem seus trabalhos, formam o “caldo mágico” que fica impregnado nas mentes, tanto dos visitantes, como também, e principalmente, dos moradores.

Essa magia vai facilitar as realizações daquele clube rotário, a comunidade local vai receber de forma mais amigável a ajuda oferecida pelo Rotary International, vai ver, com outros olhos, que o João Açougueiro é cidadão consciente e preocupado com o desenvolvimento da cidade, que conta com a ajuda de outros Rotarys e, desse modo, a liderança e a mídia local também fará questão de ajudar o Rotary local, contribuindo com doações e trabalho voluntário.

Veja como foram organizados os Encontros em:
- Valentim Gentil, em agosto de 2007: http://www.ebanataw.com.br/geroi/IRAvalentimgentil.php
- Taiobeiras, em abril de 2008: http://www.ebanataw.com.br/geroi/IRAtaiobeiras.htm
- Jataí, em agosto de 2009: http://www.ebanataw.com.br/geroi/IRAjatai.php
Abraços,
Roberto Massaru Watanabe
Classificação: Engenharia Civil
Rotary de São Paulo - Água Rasa
Distrito 4430
email: watanabe@rotaryspaguarasa.com.br
Esta é uma página pessoal arquivada na seção de arquivos do grupo GEROI-Brasil e contém uma opinião essencialmente pessoal a cerca de diversos temas.
As opiniões são provocações feitas aos nobres companheiros e são baseadas em contatos, estudos e experiências pessoais e vale-se da liberdade proprocionada pela WEB. Ninguém é obrigado a aceitar, nem se pretende afirmar que as opiniões aqui colocadas sejam verdadeiras.
Roberto Massaru Watanabe
membro do Rotary de São Paulo - Água Rasa
- EMAIL: watanabe@rotaryspaguarasa.com.br