DEFINIÇÕES

 

 

 

BLONDEL - Nicolas-François Blondel, mais conhecido com François Blondel nasceu em Paris em 15 de junho de 1618. Engenheiro Civil, Arquiteto, Professor e Matemático. 

Não confundir com  Jacques-François Blondel ou Jean-François Blondel que também foram arquitetos, porém em outras épocas. Jacques (1705-1774) e Jean (1683-1756).

Veja mais detalhes sobre a pesquisa de Blondel em

BOCEL ou nariz do degrau - Borda saliente do degrau sobre o espelho, arredondada inferiormente ou não.

Nota:Se o degrau não possui bocel, a linha de concorrência dos planos do degrau e do espelho, neste caso obrigatoriamente inclinada, chama-se quina do degrau; a saliência do bocel ou da quina sobre o degrau imediatamente inferior não pode ser menor que 15 mm em projeção horizontal.

CORRIMÃO ou mainel - Barra, cano ou peça similar, com superfície lisa, arredondada e contínua, localizada junto às paredes ou guardas de escadas, rampas ou passagens para as pessoas nela se apoiarem ao subir, descer ou se deslocar.

Ver mais detalhes em 

Degrau  - Parte da escada onde se pisa para subir ou descer. Deve ser revestido de material antiderrapante e também que não propaga a chama. 

Degrau Ingrauxido - Degrau que tem larguras diferentes entre o lado direito e o esquerdo.

Altura do Degrau (h) - Distância, medida na vertical, entre as superfícies de degraus contíguos.

Toda e qualquer escada, do ponto de vista de segurança de uso, deve ter altura entre 16 e 18 centímetros. 

Ver as alturas máximas por tipo de ocupação 

 

ESPELHO - Componente vertical ou inclinado que separa um degrau do outro. 

Guarda ou guarda-corpo - Barreira protetora vertical, maciça ou não, delimitando as faces laterais abertas de escadas, rampas, patamares, terraços, balcões, galerias e assemelhados, servindo como proteção contra eventuais quedas de um nível para outro.

Lanço de escada - Sucessão ininterrupta de degraus entre dois patamares sucessivos.

Largura da Escada - Distância livre entre parede, guarda ou corrimão. Deve ser calculada em função da quantidade de pessoas que transitam pela escada.

 

Largura do Degrau (b) - Distância entre o bocel do degrau e a projeção do bocel do degrau imediatamente superior, medida horizontalmente sobre a linha de percurso da escada.

Linha de percurso de uma escada - Linha imaginária sobre a qual sobe ou desce uma pessoa que segura o corrimão da bomba, estando afastada 0,55 m da borda livre da escada ou da parede.

Nota: Sobre esta linha, todos os degraus possuem piso de largura igual, inclusive os degraus ingrauxidos nos locais em que a escada faz deflexão. Nas escadas de menos de 1,10 m de largura, a linha de percurso coincide com o eixo da escada, ficando, pois, mais perto da borda.

Quina - borda entre o degrau e o espelho.

De acordo com a norma brasileira NBR-9077, quando não há bocel, o espelho não pode ser vertical, deve ser inclinado de tal forma que haja um espaço de pelo menos 15 milímetros entre a projeção da quina no degrau inferior e o espelho.

 

 

 

 

RMW\escada\.htm em 11/01/2009, atualizado em 24/07/2012.