AVENIDA DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS
DISTRITO 4430 de Rotary International
ANO ROTÁRIO 2002-03

MENSAGEM DO GOVERNADOR DO DISTRITO

"Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecera paz e a boa vontade no mundo"

Quando Paul Harris e mais três homens de negócios (Gus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele) começaram a reunir-se em 23 de fevereiro de 1.905, o propósito era de aumentar o círculo de relacionamento e talvez ajudar a realização de mais negócios.

Conscientes da grande rivalidade nos negócios existente na época, eles resolveram admitir no quadro social apenas um representante de cada negócio ou profissão. Era o principio de "classificações" que existe até hoje, embora não tão rígido como nos primórdios de Rotary.

Portanto, a Avenida de Serviços Profissionais, que passou a ter este nome na Convenção de 1.927 (Ostend, Bélgica), foi a base sobre a qual Rotary foi erguido.

Com o tempo passou-se a dar muito mais ênfase aos Serviços à Comunidade e aos Serviços Internacionais. A Avenida de Serviços Profissionais ficou um pouco esquecida pela maioria dos clubes nas suas atividades. Por este motivo, o Presidente de Rotary International 2002-03, Bhichai Rattakul, está dando ênfase muito grande para a revitalização desta Avenida.

Inicialmente, devemos constatar que a diversidade das profissões representadas em Rotary nos dá a oportunidade de utilizar os conhecimentos e as habilidades de cada um, tanto na administração interna como nos serviços prestados pelo clube. Então, quanto maior o número de classificações representadas no clube, maior a possibilidade de sucesso nas atividades desenvolvidas. Por este motivo torna-se muito importante que todas as classificações da comunidade estejam representadas no clube. É necessário, também, que se atualize, constantemente, as classificações existentes, pois nos últimos anos estão surgindo novas profissões e ocupações que precisam estar representadas em Rotary.

Quanto às atividades dessa Avenida, há uma infinidade de projetos que podem ser desenvolvidos nos clubes, através das comissões de orientação profissional, reconhecimento profissional, apoio profissional, conscientização profissional e voluntários de Rotary. Alguns exemplos:

Por último, espera-se que, mais que ser representante da sua profissão em Rotary, o rotariano seja o representante de Rotary em sua profissão, divulgando o Objetivo do Rotary e, principalmente, as normas de comportamento ético em todas as esferas do relacionamento humano. Só teremos uma sociedade justa e com princípios éticos quando todos os componentes dessa sociedade agirem com ética e com justiça.

Valdemar L. Armesto

botaovoltar.gif (3542 bytes)

RMW\4430\servicosprofissionais\mensagemgovernador.htm em 13/05/2002, atualizado em 13/06/2002.