Rotary International - Distrito 4430

Rotary Club de São Paulo - Tatuapé
Ano rotário 2001-02

Recomendações do Rotary International para o Ano Rotário 2001-02, 
transmitidas pelo Governador Romeu Giora Junior 
na XI Assembléia Distrital realizada no dia 5 de maio de 2001.

 

1- A Humanidade é a Nossa Missão

Este é o lema do Rotary International para o ano rotário 2001-02.

Representa a reafirmação do compromisso do Rotary com a busca da Paz Mundial e das Boas Relações entre as Nações.

Os projetos do Clube deverão estar engajados nesse Lema

 

2 - Logotipo:

O logotipo é um desenho que reune o Globo Terrestre, uma estrela com 8 pontas, a roda dentada e a frase: "A Humanidae é a Nossa Missão".

Com o desenho do globo terrestre, o Rotary reafirma que sua atuação é GLOBAL. Que a Humanidade é a Nossa Missão.

A estrela simboliza a atuação do Rotary em todas as direções buscando a harmonia de todos em um mundo globalizado.

Mas só isso não basta: Uma das pontas da estrela salta para fora do logotipo mostrando que, no mundo globalizado de hoje, é necessário ousar, sair do tradicional. Aquela ponta representa a espada de Dom Quixote, que mesmo não conhecendo a força do inimigo avança firme contra o desconhecido.

3 - Simbolo: A Águia Real

O símbolo para os Dirigentes da Gestão 2001-02 é a Águia Real.

O Rotary é uma Associação de Líderes. Líder é um ser raro, não se encontra em qualquer lugar. Líderes são como águia: Não andam em bandos. O líder não precisa que alguém lhe indique o caminho.

A Águia é uma ave de rapina. Sua sobrevivência depende da sua capacidade de caça que, por sua vez, depende da qualidade do seu bico e das suas garras.

Entretanto, como todo animal, o avançar da idade é acompanhado pelo enfraquecimento do bico e das garras. Quando se aproxima dos 40 anos de vida, o bico e as garras se tornam fracas e quebradiças e a águia perde a capacidade de caça e a maioria delas morre de fome.

A Águia Real é diferente das águais comuns. Quando chega aos 40 anos, ela toma uma decisão importante na vida e realiza um vôo para um penhasco bem alto. Chegando lá ela bate com o bico em uma rocha, destruindo-o totalmente. Com o frio ela entra em estado de quase hibernação e depois de algumas semanas nasce um novo bico. Duro e forte.

Com esse bico, ela quebra todas as garras e aguarda mais algumas semanas até nascerem novas garras. Estas nascem duras e fortes.

Com um bico novo e novas garras, a Águia Real alça vôo, o vôo da Águia Real, o Vôo do Renascimento da Águai Real.

Com isso ela consegue viver mais 30 anos. São trintaa anos de vida de qualidade, de uma vida vivida com a sabedoria e a experiência dos 40 porém com o corpo de 20.

O Rotary International ao adotar o símbolo da Águia Real mostra que o Novo Rotary deve renascer a partir dos líderes atuais. Estes necessitarão "renascer" para construir um Novo Rotary.

4 - O Plano de Liderança Distrital.

Para se preparar para os Desafios que serão apresentados pelo Novo Milênio, o Rotary resolveu se re-estruturar.

Descobriu, há alguns anos atrás, que a estrutura existente era muito grande, lenta e não respondia adequadamente às necessidades da humanidade. Tinhamos chegado a ter mais de 1.200.000 sócios mas esse número caiu drasticamente para quase 1.100.00.

Resolveu então ir a fundo, descobriu falhas e resolveu estruturar um Novo Rotary.

A partir de 1997 começou a implantar o Plano de Liderança Distrital. Um plano de profissionalização do Rotary, que objetiva a realização dos Projetos com maior eficácia.

Na Nova Estrutura os Cargos assumem novas atribuições, as comissões também.

Começou envolvendo 12 Distritos Pilotos. As experiências pilotos foram muito proveitosas e permitiram corrgir os erros e aperfeiçoar o plano.

O distrito 4430 é o último, dos 528, a implementar a nova estrutrura. Isso foi péssimo pois ficamo alijados do processo.  Por outro lado isso é muito bom pois não precisaremos incorrer nos erros por que passarm os demais Rotarys.

Uma das novidades é que a antiga estrutura de Grupos de Represe foi eliminada. Os Fóruns de realização obrigatória serão realizados fora do horário das reuniões ordinárias do clube para que os companheiros possam participar efetivamente das discussões.

A Nova Estrutura prevê o Fortalecimento da Imagem Pública de Rotary.

Todo rotarianos deverá assumir publicamente a sua condição de Membro do Rotary. Usar o distintivo, participar de outras entidades comunitárias. Participar ativamente dos eventos do clube e dos eventos da Governadoria como Assembléia, Seminários e Conferência. Os clubes deverão fornecer trreinamento para os seus sócios. Incrementar as sessões de Informação Rotária, principalmente nas reuniões ordnárias.

Os rotarianos deverão fazer referência ao Rotary em seus cartões pessoais e incluir links para o Rotary em suas páginas comerciais na INTERNET.

Companheiros! Estejam preparados. Grandes e profundas modificações serão implementadas a partir de 1º de julho de 2001.

5 - O Desafio Global de Rotary.

É um conjunto de medidas para preparar o Rotary para o seu Centenário em 23 de fevereiro de 2005.

1 - Autosuficiência financeira da Fudnação Roltária.

A Fundação Rotária, funcionando como uma empresa que administra os recursos financeiros do Rotary Iternational, dispõe de uma infra-estrutura formada por recursos materias, equipamentos e recursos humanos que é sustentado por um percentural retirado do resultado obtido na aplicação do Fundo Permanente. Essa quantia não é suficiente para pagar todas as despesas da Fundação.

A meta é aumentar o Fundo Permanente por intermédio da contribuição individual de todos os rotarianos. Isso significa a doação de US$ 100 (cem dólares) por ano por companheiro.

2 - Meta: 1,5 milhão de sócios.

Cada distrito deverá fundar pelo menos 3 novos clubes por ano.

Cada distrito deverá fundar pelos menos 5 clubes de jovens por ano (Interact, Rotaract e Novas Gerações).

Cada clube deverá empossar um novo companheiro por mês.



Para ver os Boletins da GEstão 2001-02, CLIQUE AQUI.