rodambpcores.bmp (423054 bytes)

Rotary Club de São Paulo - Tatuapé
BOLETIM SEMANAL GESTÃO 2007-08
DISTRITO 4430 de Rotary Internationa - São Paulo - Brasil

Boletim N0 10 - Semana de 4 a 10 de setembro de 2007

logo2007.jpg (11787 bytes)

 

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

A vinda do governo de D. João VI ao Brasil, em 1808, promoveu um intenso desenvolvimento econômico e transformou o Brasil em nação economicamente ativa. Elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves, deixou de ser uma simples colônia de Portugal e, com isso, passou a recolher o imposto sob a alíquota de 18% em vez dos 24% que estava estabelecido no Pacto Colonial.

Além da redução da carga tributária, outras iniciativas também promoveram o desenvolvimento: Abertura dos Portos a todas as nações amigas (só a Inglaterra era amiga, pois França era inimiga); criação do Banco do Brasil; Casa da Moeda; Biblioteca Nacional; Instalação da Fábrica de Pólvora; Jardim Botânico; Fundação de duas Faculdades de Medicina; Fundação da Imprensa Régia e a revogação de uma lei anterior que proibia a instalação de indústrias no Brasil.

Enquanto isso, em Portugal, sem governo, tinha se instalado o caos e face à miséria e decadência reinante, d. João VI se viu obrigado a retornar a Portugal, o que foi feito em 1821, deixando aqui seu filho d. Pedro, nomeado através de Decreto, ao qual confidenciou: " Pedro, se o Brasil se separar de Portugal, antes seja para ti, que me hás de respeitar, do que para algum desses aventureiros."

A Câmara dos Deputados de Portugal, descontente com a "queda de receita" (de 24% para 18%), fez de tudo para transformar o Brasil de novo em colônia mas o governo do Brasil nas mãos de d. Pedro era um empecilho.

Então fizeram de tudo para tirá-lo do posto e insistiam com o seu retorno a Portugal, inventando desculpas como a continuação dos seus estudos na Europa. Os representantes brasileiros, em número de 50 nada podiam fazer frente aos 205 deputados que compunham a Câmara e a perda brasileira era iminente.

Logo, a oposição brasileira à Portugal começou a se organizar para impedir a recolonização. Mas ainda ninguém falava em independência. O Brasil se dividiu em dois grandes grupos: a "facção portuguesa", que estava de acordo com a recolonização, e o "partido brasileiro", que não queria isso de jeito nenhum. As duas estavam sempre brigando e tentando ganhar as graças do Príncipe, que se divertia com tanta bajulação (era um príncipe muito vaidoso).

Por tudo isso, a Corte mandou uma carta exigindo expressamente a volta de d. Pedro a Portugal, com a desculpa de que ele tinha de acabar seus estudos lá na Europa. A elite brasileira, desconfiando das verdadeiras intenções dos portugueses, organizaram, então, um abaixo assinado e este, contendo cerca de 8.000 assinaturas foi entregue nas mãos de d. Pedro na tarde do dia 9 de janeiro de 1822.

Recebendo o abaixo assinado, d. Pedro afirmou categórico: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico", episódio que ficou conhecido como Dia do Fico e marcou a primeira adesão pública de d. Pedro a uma causa brasileira.

Portugal ficou furioso e mandou tropas para cá, que o Imperador logo tratou de despachar de volta. Além disso, d. Pedro formou um novo ministério, que tinha brasileiros e portugueses, mas a chefia era de um brasileiro: José Bonifácio de Andrada e Silva. E tratou de convocar uma Assembléia Constituinte, para elaborar uma Constituição para o Brasil - que só foi se reunir um ano depois.

No prosseguimento, em maio, d. Pedro assina o Decreto do Cumpra-se, recebe o título de Defensor Perpétuo do Brasil, oferecido pela maçonaria, Senado e Câmara do Rio de Janeiro e em agosto passa a considerar como inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil.

(continua na última página)

EFEMÉRIDES:

Setembro: Mês das Novas Gerações.

05/09 – Dia da Amazônia;
05/09 – Dia do Oficial de Farmácia;
06/09 – Dia da Juventude Brasileira;
06/09 – Dia do Alfaiate;
06/09 – Dia do Barbeiro;
06/09 – Dia do Hino Nacional;
07/09 – Dia da Pátria – Comemoração do 185º ano da Independência do Brasil;
08/09 – Dia da Comunidade;
08/09 – Dia do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização);
08/09 – Dia Nacional da Alfabetização;
09/09 – Dia da Velocidade;
09/09 – Dia do Cego;
09/09 – Dia do Técnico de Administração;
09/09 – Dia do Veterinário;
10/09 – Dia da Imprensa;
10/09 – Dia do Yom Kippur (festa judaica).

Jovens portadores de deficiências

Deve-se procurar a participação de deficientes físicos em projetos pró-juven­tude, sendo que Rotary Clubs e distritos devem dar toda a assistência possível às organizações com experiência na área. O conselho diretor do RI recomenda que os governadores de distrito nomeiem um membro da comissão distrital de Intercâmbio de Jovens para ser o responsável pelo incentivo e ajuda para a par­ticipação dos deficientes físicos nos programas de intercâmbio de curta ou de longa duração.

Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA)

Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA) é um programa estruturado para pessoas de 14 a 18 e de 19 a 30 anos de idade. Esses dois grupos etários foram estabelecidos para que as necessidades específicas de cada um fossem atendidas da forma mais apropriada para o nível de maturidade. O conselho diretor do RI incentiva os clubes e distritos a convidar jovens com potencial de liderança provenientes de classes sociais e econômicas menos favorecidas para participar dos programas RYLA.

O RYLA enfatiza o desenvolvimento pessoal e a capacidade de liderança, bem como o exercício da cidadania entre os jovens. Os programas RYLA são organi­zados pelos clubes ou distritos e geralmente são na forma de seminários. Os objetivos do RYLA são:

1) demonstrar o respeito e o interesse do Rotary pela juventude;

2) oferecer o treinamento necessário para o desenvolvimento do potencial dos jovens;
3) incentivar maior liderança da juventude pela própria juventude;
4) reconhecer publicamente as elevadas qualidades dos jovens que prestam serviços às suas comunidades.

Os seminários RYLA devem incluir em sua programação os seguintes tópicos:

1) noções básicas de liderança;

2) ética e liderança;
3) importância da capacidade de comunicação para o exercício da liderança;
4) resolução de problemas e conflitos;
5) o que é o Rotary e o que faz em benefício da comunidade;
6) fortalecimento da autoconfiança e amor próprio;
7) elementos de cidadania comunitária e global; além de assuntos de relevân­cia local abordados da maneira mais apropriada aos costumes da região.

Mais detalhes sobre o Projeto RYLA na INTERNET: www.rotary4430.org.br/ryla

REUNIÃO DE HOJE:

TEMA: CÉLULAS TRONCO.

Palestrante: Dr. Marco Antonio S. de Mendonça

REUNIÃO PASSADA:

Data: 28/8/2007

TEMA: SUPER SIMPLES.

Palestrante: Sergio Contente

Mensagem do Presidente:

" Para se chegar aonde quer que seja não é precispo dominar a força, basta controlar a razão"

Mesa do Presidente:

 

1. José Augusto Véras da Silva;

2. Sergio Contente;

3. Eugenio Guadagnoli.

Convidados:

·       Sandro Oliveira – pelo clube;
·       Luiz Carlos – pelo clube.

Estatística:

Companheiros do clube             29

Convidados             2

Total             31

Percentual provisório             74%

Presidência:

O Presidente José Augusto Véras da Silva:

·        Agradeceu ao companheiro Enéas Julio Massaglia, João Gavranich, Edson Dias Lamas, Horacilio Melro, Carlos Roberto Paula, Eugenio Guadagnoli, Sergio Contente e sua esposa Patricia, Minoru Ueta e Adelaide pela presença na campanha de vacinação sábado e, em especial, ao Silvio Campbell, João Luiz e Antonio Chiarotto que chegaram cedo no local para a colocação de faixas indicativas;

·        Agradecru aos companheiros Chiarotto, Silvio, João Gavrnich, Zizi, Carlos, Sergio e Patricia, Gilson e Irai, pela presença no Mutirão da Catarata;

·        Agradeeu ao companheiro Assumpção, mestre cuca da noite;

·        Agradeceu aos companheiros pela doação de selos para a Campanha de Selos Usados:

Teruya       1

Paulo       7

Enéas       112

Veras       175

Carlos       88

Eduardo Campofiorito88

·        Agradeceu aos companheiros pela doação de remédios para a Campanha de Remédios Usados:

Edson       1.726

Zizi 243

João Luiz      125

Edgard       30
Paulo   5

·        Agradeceu à assertiana Lucia pela doação de 7 remédios colhidos no seu local de trabalho;

·        Convocou os conselheiros para a reunião do Conselho Diretor;

·          Agradeceu ao companheiro Sergio Contente pela palestra e ainda se manifestou dizendo:  "Ser empresário nos dias de hoje é ser um verdadeiro heroi. Somos uma classe em extinção, necessitamos da mesma proteção que o IBAMA dá aos animais.”

PRÓXIMA REUNIÃO:

Tema: QUEM SOU EU?

Palestrante: João Luiz Fernandes Alves

EXPEDIENTE DA SECRETARIA:

Correspondências Recebidas:

·          RCSP - Vila Formosa: Reunião do dia 27 de agosto,  transferida para o hoje em conjunto com o RCSP - Vila Carrão - Reunião Festiva de visita oficial do governador do distrito 4430.

·          RCSP - Alto da Moóca: Convite para reunião do dia 30 de agosto - Palestra do Dr Mauro Perini sobre Acupuntura.

ATIVIDADES DAS COMISSÕES:

EXPEDIENTE DO COMPANHEIRISMO:

Coordenadores da Cozinha:

  • De Hoje: Antonio Chiarotto;
  • 11-09: Antonio Maria R Ávila.
  • 18-08: Antonio Sampaio;
  • 25-09: Carlos Roberto.

Aniversariantes da Semana:

·       04-09- Maria Valéria, filha de Edgard e Cecília
·       06-09- Elizabeth Comino Aguiar.

Visitas:

O companheiro Antonio Chiarotto Filho esteve no dia 27 no RC de Contagem Cinco, distrito 4760, onde foi muito bem recebido junto com o seu filho Maurício.

Campanha de Selos Usados:

·          Assumpção      853
·          Ordival Bordin      476
José Veras                 308

·          Sampaio   228
·          Carlos      140
·          Sampaio   116
·          Enéas      112
·          Eduardo      88
·          Silvio        22
·          Zizi  20
·          Edson        16
·          Gilson        14
·          Marcos      13
·          Flávio 8
·          Paulo Roberto        7
·          Cammarota  1

Mais detalhes sobre a Campanha de Selos Usados no site:

www.rotary4430.org.br/selos

O VALOR DA COMPETÊNCIA

Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe!

Um especialista foi chamado para solucionar um problema com um computador de grande porte e altamente complexo... Um computador que vale 12 milhões de reais.

 

Sentado em frente ao monitor, pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador. Tirou uma chave de fenda de seu bolso e deu volta e meia em um minúsculo parafuso. Então ligou o computador e verificou que tudo estava funcionando perfeitamente.

 

O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante.

- Quanto lhe devo? - perguntou.

- São mil reais, por favor.

- Mil reais? Mil reais por alguns minutos de trabalho? Mil reais por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador vale 12 milhões de reais, mas mil reais é um valor absurdo!
Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.

O especialista balançou a cabeça e saiu. Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal, leu com cuidado, balançou a cabeça e saiu para pagá-la no mesmo instante sem reclamar.

 

A nota fiscal dizia:

Serviços prestados:

• Apertar um parafuso..................1 real

• Saber qual parafuso apertar..........999 reais

 

Moral da história: COMPETÊNCIA NÃO TEM PREÇO.

(colaboração do companheiro Luiz Reck)

NOTÍCIAS DO DISTRITO :

Visitas Oficiais do Governador:

Não há Visitas para essa semana pois acontece em Belém o XXX Instituto Rotário do Brasil

Veja o calendário completo das Visitas Oficiais do Governador Ronald D´Elia no site:

www.rotary4430.org.br/visitas

Instituto Rotário:

De 4 a 8 de setembro em Belém, estará sendo realizado o XXX Instituto Rotário do Brasil.

 

Mais detalhes no site: www.xxxinstitutorotario.org

MEU CAMINHO PARA ROTARY:

Semanalmente publicamos um pequeno trecho do livro de autoria de Paul Harris. Quem estiver interessado em todo o conteúdo, pode adquiri-lo na Sucursal de RI pelo código CD3-922A-EN.

 CAPÍTULO X

Os Medonhos

Quando os rapazes chegam à adolescência operam-se neles alterações de natureza biológica, que se refletem, muitas vezes, diabolicamente, no comportamento.

Mesmo os pais e mães corujas freqüentemente passam a duvidar se o júnior seria um bom padre, como eles sonhavam, ou se os seus talentos mostram, apenas, vocação para a patifaria e a malvadez. Os pais excessivamente dedicados chegam a convencer-se de que será melhor concordar com o comportamento dos filhos adolescentes do que impor-lhes orientação oposta às suas tendências.

Jerônimo Hilliard, o fabricante de carroças, indubitavelmente a nossa mais credenciada autoridade em terminologia, não excetuando nem mesmo o Sr. "civilizado" Johnson, cuja conversação era a mais burilada mas menos expressiva, usava chamar a nossa turma de "medonhos" e, em verdade, devemos admitir que ele tinha razão.

Os "medonhos" têm passado por grandes transformações no correr dos tempos mas, em princípio, são sempre os mesmos. Os palhaços no circo construíram padrões de boa vida que os "Medonhos" do meu tempo adotavam como se adotam novidades. Mas o circo só vinha uma vez por ano.

Durante o resto do ano os "Medonhos" inventavam suas próprias artes. Que ficassem inativos, é inconcebível. No meu tempo, tínhamos que criar as nossas próprias "artes".

 

(continuação da matéria da capa)

Em agosto de 1822, só se falava em independência. Nos jornais, nas ruas e nos teatros.

Estava em todas as bocas, nas contentes e nas descontentes. Porque nem todo mundo era a favor da independência - o pessoal da "facção portuguesa" não estava nada satisfeito. D. Pedro lançou dois manifestos que foram verdadeiros atos de independência.

Em um deles, pedia a união de todo mundo para a independência do Brasil... mas sem romper os laços com Portugal, claro. No outro, que foi escrito por José Bonifácio, convidava os países ricos a continuar a fazer negócios com o Brasil.

No dia 14 de agosto de 1822, d. Pedro viajou para São Paulo para resolver um problema político, deixando d. Leopoldina, sua mulher, poder durante sua ausência.

Quando as coisas já tinham se acalmado e ele seguia para Santos, chegaram ao Rio de Janeiro ordens das Cortes: d. Pedro deveria voltar para Portugal naquele instante, José Bonifácio deveria ser julgado, e um novo ministério seria criado para colocar ordem naquela "bagunça".

Tudo isso destruía todas as medidas de d. Pedro!

D. Leopoldina e José Bonifácio mandaram seus mensageiros correrem com essas notícias. Um mensageiro conseguiu encontrar d. Pedro às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.

Era a tarde do dia 7 de setembro de 1822. d. Pedro leu os decretos e perguntou ao Padre Belchior: “E agora, padre?” O padre aconselhou d. Pedro a proclamar a independência do Brasil. Senão, ele seria feito prisioneiro das Cortes.

Não tinha jeito! Trinta e oito pessoas assistiram à cena: d. Pedro desembainhou (tirou) a espada, ergueu-a para o alto e gritou: “Independência ou Morte!”

Em todos os países civilizados e independentes se comemora efusivamente o Dia da Pátria. Na França, no Japão, nos EUA. Povo, governo, empresas e a imprensa dedica páginas e mais páginas enaltecendo os heróis, antigos e atuais, que propiciaram e propiciam a independência e a soberania nacional.

No Dia da Pátria, hasteie, você também, a sua Bandeira.

Hino da Independência do Brasil

Letra: Evaristo Ferreira da Veiga

Música: D. Pedro I

Já podeis da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade,
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil,
Houve mão mais poderosa,
Zombou deles o Brasil;
Houve mão mais poderosa
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil.

REFRÃO

Não temais ímpias falanges
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil;
Vossos peitos, vossos braços
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

REFRÃO

Parabéns, ó brasileiros!
Já, com garbo juvenil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil;
Do universo entre as nações
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

REFRÃO

QUADRO ESTATÍSTICO DE FREQUENCIA –JULHO   2007

39 SÓCIOS - 5 reuniões

 

 

C

R

F

DF

VM

VA

%

1

Antonio Chiarotto Filho

5

-

-

-

2

2

100

2

Carlos Roberto V Paula

5

-

-

-

-

-

100

3

Edson Dias Lamas

5

-

-

-

-

-

100

4

Eduardo A Nadruz

5

-

-

-

-

-

100

5

Eduardo Campofiorito

4

1

-

-

-

-

100

6

Fernando Dias A Jr

5

-

-

-

-

-

100

7

Gilson Almeida Barreto

2

-

-

3

-

-

100

8

João Gavranich

5

-

-

-

-

-

100

9

João Luiz F Alves

4

1

-

-

-

-

100

10

Jonas G de Oliveira

-

-

5

-

-

-

0

11

José Lino de Caro

5

-

-

-

-

-

100

12

José A. Veras da Silva

5

-

-

-

4

4

100

13

José Marcos Simões

5

-

-

-

1

1

100

14

Luiz Henrique Reck

5

-

-

-

-

-

100

15

Minoru Ueta

-

5

-

-

-

-

100

16

Norberto G Pancera

3

-

2

-

-

-

60

17

Ricardo P. Thomaz

4

1

-

-

-

-

100

18

Roberto M.Watanabe

3

2

-

-

4

4

100

19

Paulo Roberto O

4

1

-

-

-

-

100

20

Rodrigo Sepetiba

4

1

-

-

-

-

100

21

Sergio Contente

3

2

-

-

3

3

100

22

Sebastião Osvaldo Dias

2

1

1

-

-

-

80

23

Silvio Campbell

5

-

-

-

-

-

100

24

Takeyoshi Teruya

4

1

-

-

-

-

100

 

Companheiros dispensados das regras de freqüência:

 

 

C

VA

Antonio M R  Ávila

5

-

Antonino Cammarota

5

-

Antonio Assumpção

5

-

Antonio Sampaio T

4

-

Enéas J. Massaglia

5

-

Edgard G do Souto

4

-

Eugenio Guadagnoli

5

-

Francisco P. Thomaz

3

-

Giuseppe D Agosto

4

-

Horacilio Melro

4

1

Ignácio M. Filho

4

-

João Perez Fo.

5

1

José Cláudio A Barros

1

-

·         Comparecimentos (C): 167

·         Recuperação (R): 17

·         Faltas (F): 08

·         Visita Mensal (VM): 16

·         Visita Acumulada (VA): 16  

·        Média percentual- 95,81%

 

Seção 4 — Cessação — Falta de freqüência.

(a) Porcentagem de freqüência. Todo sócio deverá:

(1) comparecer, ou alternativamente recuperar a freqüência, a pelo menos 60% das reuniões ordinárias realizadas a cada semestre do ano rotário;

(2) comparecer a pelo menos 30% das reuniões ordinárias deste clube em cada semestre do ano.

Caso o sócio não obedeça ao acima exposto, estará sujeito a ter sua condição como tal rescindida, a menos que o conselho aceite a ausência por causa justificada.

 

b) Ausências consecutivas. Exceto quando dispensado pelo conselho por motivos justificados ou em conformidade com os dispositivos das seções 3 ou 4 do artigo 8, qualquer sócio que falte ou não recupere a freqüência a quatro reuniões ordinárias consecutivas será informado pelo conselho diretor de que suas faltas podem ser consideradas como pedido de baixa do quadro social do clube. Depois desse aviso, o conselho, por voto majoritário, poderá dar baixa ao sócio.

 

       

CONSELHO DIRETOR 2007-08

Presidente:

José Augusto Veras da Silva

COMISSÕES:

10 Vice Presidente:

Antonio Chiarotto Filho

Administração:

Fernando Dias Aguiar Jr

20 Vice Presidente:

Enéas Júlio Massaglia

Proj. de Prestação de Serviços:

Antônio Maria Rodrigues Ávila

10 Secretário:

Eugenio Guadagnoli

Desenvolvimento do Quadro Social:

Edson Dias Lamas

20 Secretário:

João Perez Filho

Fundação Rotária:

Edgard Garcia do Souto

10 Tesoureiro:

Carlos Roberto Vaz de Paula

Relações Públicas:

Ricardo Pereira Thomaz

20 Tesoureiro:

Eduardo A Ávila Nadruz

Último Ex-Presidente:

Minoru Ueta

Diretor de Protocolo:

Ordival Bordin

Presidente Eleito:

José Lino de Caro

Rotary Club de São Paulo – Tatuapé – Fundado em 10/03/1970

Rua Diamante Preto, 290 – CEP 03405-006
Telefone: (11) 6191-2159 – email: rotaryclub@terra.com.br

RMW\arquivos\boletins\b20070904.htm em 02/09/2007, atualizado em 09/09/2007.