rodambpcores.bmp (423054 bytes)

Rotary Club de São Paulo - Tatuapé
BOLETIM SEMANAL GESTÃO 2007-08
DISTRITO 4430 de Rotary Internationa - São Paulo - Brasil

Boletim N0 3 - Semana de 17 a 23 de julho de 2007

logo2007.jpg (11787 bytes)

 

A ESTRATÉGIA LIGHTHOUSE DE ALFABETIZAÇÃO

Há mais de dez anos o Conselho Diretor do Rotary International e o Conselho de Curadores da Fundação Rotária vêm promovendo a diminuição do analfabetismo em massa em países em desenvolvimento por intermédio do Programa 3-H*.

Sem dúvida alguma, o projeto de alfabetização que obteve melhores resultados foi o da Tailândia, onde o programa para educação fundamental, que foi desenvolvido através de uma Bolsa 3-H, transformou o fracasso escolar generalizado em um grande sucesso. Diante desses resultados, o Ministério da Educação adotou oficialmente esse programa de alfabetização.

O sucesso se deve à adoção de duas estratégicas, uma denominada Estratégia Lighthouse e a outra Estratégia CLE.

A Estratégia Lighthouse foi desenvolvida com o propósito de oferecer uma solução para o problema da existência de um bilhão de analfabetos em países em desenvolvimento.

O primeiro Projeto Lighthouse, o da Tailândia, serviu de experiência para o de Bangladesh e o do Laos e servem, ainda, de laboratório para os novos projetos.

CLE que são as iniciais de Concentrated Language Encounter, isto é, Abordagem Lingüística Concentrada é uma estratégia que produz bons resultados em locais carente de recursos educacionais como instalações, material didático e professores.

Aplicado, pela primeira vez pelo Rotary da Tailândia pela companheira Saowalak Rattanavich com o apoio dos ex-Governadores Richard Walker e Noraseth Pathmanan chamou a atenção pelo resultado a curto prazo e por serem extremamente baratos uma vez que os professores desenvolvem a maior parte do material didático no próprio local com a ajuda dos alunos.

O segredo do CLE é que o professor mostra o que os alunos devem fazer e passa, então, a interferir cada vez menos, o que torna os alunos cada vez mais responsáveis pelas atividades. Como fontes são empregados materiais disponíveis no local, no ambiente do aluno o que torna muito palpável o processo de aprendizado.

Outros que deram sua contribuição para o treinamento de pessoal para o trabalho na Tailândia, tanto naquele país, quanto na Austrália e, portanto, influenciaram os rumos do projeto foram a Professora Frances Christie, da University of the North Territory, a Dra. Nea Stewart-Dore e o Dr. Brendan Bartlett do Brisbane College of Advanced Education (atualmente Griffith University), na Austrália.

CLE NO BRASIL

Transcrição do depoimento do companheiro Jório Coelho do Rotary Club de Ouro Preto, Governador 1991-92 do Distrito 4580 e professor da Universidade de Ouro Preto:

(continua na última página)

EFEMÉRIDES:

Julho: Mês da Alfabetização. A Alfabetização é uma das Ênfases Presidenciais.
Dia 17 – Dia de Proteção das Florestas;
Dia 19 – Dia da Caridade;
Dia 19 – Dia do Futebol;
Dia 20 – Dia da Amizade;
Dia 20 – Dia de Santos Dumont – o Pai da aviação;
Dia 20 – Dia do Artista Lírico;
Dia 20 – Os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldin desceram na lua em 1969;
Dia 22 – Dia do Guarda Rodoviário;
Dia 22 – Início da Semana da Agricultura.

REUNIÃO DE HOJE:

TEMA: Companheirismo.

REUNIÃO PASSADA:

Data: 10/07/2007

Tema: Primeira Assembléia Geral Ordinária para Apresentação do Plano de Atividades e Aprovação do Plano Orçamentário.

Mensagem do Presidente: 

Pagai o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e ivulnerável na defesa".

Mesa do Presidente:

·          José Augusto Veras da Silva – PRESIDENTE
·          Julio Huamani – Visitante
·          Eugenio Guadagnoli – SECRETÁRIO

Visitantes:

·          Julio Huamani – RCSP – Penha

Convidados:

·          Rodrigues Marques – convidado pelo CLUBE.

Estatística:

·          Companheiros: 25
·          Convidados: 1
·          Visitantes: 1
·          Total: 27
·          Percentual Parcial: 53,84%

Presidência:

O Presidente José Augusto Veras da Silva:

1 -  agradeceu ao companheiro Fernando, Presidente da Comissão de Administração, pela apresentação  de seu expedientes na Assembléia;

2 -  agradeceu aos companheiros que foram na reunião festiva de transmissão de cargo posse do conselho diretor dos clubes RCSP-Penha e RCSP-Vila Carrão onde na época ele estava viajando;

3 -  comunicou que participou na semana passada nas reuniões festivas de transmissão de cargo e posse do RCSP-Norte, RCSP-Vila Alpina e RCSP-Alto da Mooca;

4 -  agradeceu aos companheiros. Gilson, Chiarotto e Sergio Contente pela divulgação da campanha dos remédios;

5 -  agradeceu ao companheiro Gilson pelo lançamento da Campanha da Catarata  no Shopping Center Aricanduva, o que ocorreu no último dia 06;

6 -  agradeceu ao companheiro Rodrigo Sepetiba pelos remédios doados;

7 -  agradeceu ao companheiro Ordival Bordin pelo jantar desta noite;

8 -  agradeceu aos companheiros Edson, Marcos e Gilson pelos selos usados para a Campanha de Selos Usados.

 

PRÓXIMA REUNIÃO:

Data: 24/07/2007

Tema: Fórum da Comissão de Administração.

EXPEDIENTE DA SECRETARIA:

Correspondências Recebidas:

·          Do   RCSP-Vila Carrão, informando que a reunião do dia de hoje, foi transferida para em conjunto com o RCSP Vila Gomes Cardim, que será realizada no Hotel Melia Tatuapé as 20:30 horas. O nosso companheiro Sebastião Osvaldo Dias estará representando o nosso Presidente juntamente com a Rafaela e o filho  Carlos.

·          Do RC Guarulhos, convite para festiva de transmissão de cargo e posse do Conselho Diretor para o dia 20 no Buffet Algazarra,  Av. Nova Cantareira, 4236.

ATIVIDADES DAS COMISSÕES:

 CAUSA DE CESSAÇÃO DO TITULO DE SÓCIO POR FALTA DE FREQUENCIA:

 ART. 23- Todo sócio deste clube deverá:

 I      Comparecer ou alternativamente recuperar a freqüência, a pelo menos 60% (sessenta por cento), das reuniões ordinárias realizadas a cada semestre do ano rotário;

 II       Comparecer 30% (trinta por cento)  das reuniões ordinárias deste clube em cada semestre do ano.

 NOVA REDAÇÃO APROVADA PELA EMENDA 07-14 E 07-34 DAS DELIBERAÇÕES DO CONSELHO DE LEGISLAÇÃO DE 2007 DO ROTARY INTERNACIONAL PARA VOGORAR A PARTIR DE 1O. DE JULHO DE 2007

ART. 23- Todo sócio deste clube deverá:

 I      Comparecer ou alternativamente recuperar a freqüência, a pelo menos 50% (CINCOENTA POR CENTO), das reuniões ordinárias realizadas a cada semestre do ano rotário;

II       Comparecer 30% (trinta por cento)  das reuniões ordinárias deste clube em cada semestre do ano. (Governadores assistentes conforme definido pelo Conselho Diretor de Rotary Internacional, deverão ser dispensados deste requisito).

Comissão de Informação Rotária

EXPEDIENTE DO COMPANHEIRISMO:

Coordenadores da Cozinha:

·          De hoje: Rodrigo Sepetiba

  • 24/07- Sebastião
  • 31/07- Sergio Contente    
  • 07/08 – Ricardo Thomaz
  • 14/08 – Silvio Campbell
  • 21/08 – Teruya.

Aniversariantes da Semana:

·          17/07 – Ordival e Glória – Casamento.

Companheiros são Notícia:

·          Nasceu no dia 6 de julho JONATAN, neto do companheiro José Lino e Elizabeth, filho de Paula e Smiti.

Campanha de Selos Usados:

·          Ordival Bordin       51

·          Sampaio     38

·          Edson        16

·          Gilson        14

·          Marcos        13

 

NOTÍCIAS DO DISTRITO :

Festivas de Posse:

·          18/07 – RC de Santa Isabel Centenário – às 20:00 hs no Restaurante Cantinho Raio de Sol - Rua Vereador Sebastião Claudiano, 1401.

Visitas Oficiais do Governador:

·          23/07 – RCSP – Piqueri Novas Gerações;

·          30/07 – RCSP – Brás;

·          31/07 – RCSP – Vila Matilde.

Programa completo no site www.rotary4430.org.br/visitas

LEMA DO ROTARY:

Fundamentalmente, o Rotary é uma filosofia de vida que se propõe a solucionar o eterno conflito entre o desejo de lucro pessoal e o dever de auxiliar o próximo. Essa filosofia é a filosofia do servir, expressada pelo lema:

 

Dar de Si Antes de Pensar em Si

MEU CAMINHO PARA ROTARY:

Semanalmente publicamos um pequeno trecho do livro de autoria de Paul Harris. Quem estiver interessado em todo o conteúdo, pode adquiri-lo na Sucursal de RI pelo código CD3-922A-EN.

CAPÍTULO III

Nossa Casa de 14 Cômodos

            Embora não fosse muito grande, a casa de meus avós tinha 14 cômodos, além das despensas, dos alpendres, que eram usados como depósitos, e um ático espaçoso. Dos 14 cômodos, apenas 7 tinham uso regular. Quatro eram destinados aos hóspedes, três dos quais eram raramente ocupados. O último destes, que eu saiba, nunca foi ocupado. A sala, ao lado sul, só era ocupada quando tínhamos visitas e a situada ao norte só foi aberta duas vezes durante os dezoito anos que vivi lá: a primeira vez quando parentes importantes lá estiveram em visita e a segunda, nos funerais de vovô.

            A casa toda espelhava cuidado e ordem doméstica. A toalha de linho sempre impecável sobre a mesa, embora portasse alguns remendinhos muito caprichados, testemunhos mudos mas eloqüentes dos préstimos e do zelo da dona da casa. Sempre que vejo tais remendos sinto doridas saudades. São as pequenas mostras de dignidade e ordem que o tempo não apaga da memória de quem as viveu.

            As casas, mesmo as mais solidamente construídas, podem ser destruídas pela tempestade, pelas enchentes ou pelo fogo mas as recordações dos lares onde impera o amor são imperecíveis.

            Quando a gente recorda o distante passado, muito do que pareceu importante se desvanece na insignificância, enquanto que pequeninas coisas ressurgem, dominantes, a ponto de superar, na consciência, tudo o mais, em importância. Sacrifício, devoção, honra, verdade, sinceridade, amor são virtudes candentes das antigas famílias bem formadas.

            A cozinha de vovó funcionava como um relógio. Como um motor bem regulado; como o coração de um ser humano. Ali era gerada a energia que controlava os afazeres domésticos.  Era o centro, o cérebro da atividade e da vida da família.

            Segunda-feira era um dia especialmente agitado. Todo o mecanismo doméstico entrava em atividade. Até vovô entrava na dança. Cabia-lhe conservar o fogo na intensidade própria, queimando lenha branca, de combustão rápida e alto poder calorífico. Respondia, também, pelo abastecimento ininterrupto do reservatório da água necessária às obrigações de Délia: lavagem da roupa, das panelas, das louças, etc. Aos sábados a água deveria manter-se em quantidade suficiente e morna para os nossos banhos.

(continuação da matéria da capa):

Transcrição do depoimento do companheiro Jório Coelho do Rotary Club de Ouro Preto, Governador 1991-92 do Distrito 4580 e professor da Universidade de Ouro Preto:

No Brasil, minha motivação se deve a três fatos: o trabalho dos Governadores Hipólito Sérgio Ferreira, Carlos Alberto Peçanha e Francisco Borsari, para sensibilizar os rotarianos sobre o CLE, o segundo foi o trabalho do Governador Barry Smith (distrito 6900 – USA), na busca de parceiros para projetos de alfabetização no Brasil, e, finalmente, conhecer Dick Walker, um dos criadores do método.

Foi impressionante ver o trabalho desses rotarianos falando sobre a educação. Mas outro personagem surgiu nessa luta, com a mesma garra dos outros: Rita (esposa do nosso Paulo Viriato).

Antes de o Projeto 3H ser implantado em Contagem (Minas Gerais), tive o prazer de ver o programa sendo levado a bom termo nessa localidade, vi o brilho nos olhos das professoras que estavam utilizando o CLE.

Embora meu distrito não faça parte desse grande projeto, um Subsídio Equivalente, com o apoio do Distrito 6900, nos possibilitou montar a estrutura que temos hoje, que vem apoiando vários distritos brasileiros.

Mordi a isca e, hoje, me considero um dos melhores discípulos desse grupo. Aliás, perdi um pouco minha condição de mineiro, quando falo em educação, e embarquei, conscientemente, nessa canoa, que nem de longe é furada, embora essa luta nos ponha numa batalha contra moinhos como um Dom Quixote atual.

A esse grupo veio se juntar a professora Glória Guiné, da Universidade Federal de Ouro Preto, tradutora desse livro, e que, na Tailândia, teve contato com a metodologia CLE.

No Brasil, lentamente, temos quebrado tabus implantando-a.

Tornei-me um aluno dedicado do CLE, acompanhando a professora em todos os cursos realizados em Ouro Preto, Araras, São Paulo, Carangola, Araçatuba, Catanduva, Cuiabá, etc.  Fiz mais, dediquei-me ao tema para, de forma convicta, falar, não só aos rotarianos, mas aos professores e às autoridades governamentais.

Há nove anos, venho lutando pela educação dentro de nossa instituição e vejo que a luta empreendida por mim e pelos que me antecederam vem chamando a atenção dos clubes, distritos e administradores rotários.

Creio que a publicação do livro “CLE – Educação para todos” poderá, muito brevemente, motivar os professorado brasileiro e os pesquisadores na área do ensino fundamental.

Finalmente, eu agradeço ao Distrito 6900, à Universidade Federal de Ouro Preto, à Prefeitura Municipal de Mariana e ao professor Cristiano Casimiro dos Santos.

Agradeço também ao companheiro Roberto Massaru Watanabe do RC de São Paulo Tatuapé (Distrito 4430) que mantém um site sobre o Projeto Lighthouse no GEROI, o Grupo de Estudo de Rotary na Internet (www.geroi.org.br/jorio) onde, os interessados poderão ter acesso não só ao livro do CLE como também às doze edições do Jornal da Educação já publicados.

 

(*) 3-H é a sigla que identifica um dos Programas da Fundação Rotária do Rotary International. Conhecido como Subsídios “Saúde, Fome e Humanidade”, tradução de Health, Hunger e Humanity, objetiva a melhoria das condições de saúde, combater a fome e fomentar o desenvolvimento humano e social, como meio de promover a compreensão, a boa vontade e a paz internacional, o 3-H oferece fundos de 100.000 a 300.000 dólares para projetos de prestação de serviços internacionais com duração de mais de um ano.Artigo escrito pelo Presidente ou por alguém do Conselho Diretor sobre o Tema da Semana ou do Mês. Tema Rotário ou Cívico.

CONSELHO DIRETOR 2007-08

Presidente:

José Augusto Veras da Silva

COMISSÕES:

10 Vice Presidente:

Antonio Chiarotto Filho

Administração:

Fernando Dias Aguiar Jr

20 Vice Presidente:

Enéas Júlio Massaglia

Proj. de Prestação de Serviços:

Antônio Maria Rodrigues Ávila

10 Secretário:

Eugenio Guadagnoli

Desenvolvimento do Quadro Social:

Edson Dias Lamas

20 Secretário:

João Perez Filho

Fundação Rotária:

Edgard Garcia do Souto

10 Tesoureiro:

Carlos Roberto Vaz de Paula

Relações Públicas:

Ricardo Pereira Thomaz

20 Tesoureiro:

Eduardo A Ávila Nadruz

Último Ex-Presidente:

Minoru Ueta

Diretor de Protocolo:

Ordival Bordin

Presidente Eleito:

José Lino de Caro

Rotary Club de São Paulo – Tatuapé – Fundado em 10/03/1970

Rua Diamante Preto, 290 – CEP 03405-006
Telefone: (11) 6191-2159 – email: rotaryclub@terra.com.br

Desejando um exemplar em formato DOC, basta clicar aqui - botaoquerocopia.jpg (1294 bytes)

RMW\arquivos\boletins\b20070717.htm em 15/07/2007, atualizado em 15/07/2007.